quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Adultas e os sete pecados capitais - Gula

Wikipedia disse: desejo insaciável, além do necessário.


A gula não foi banida de nossa sociedade por conta da vaidade de se manter magro. Como todas as coisas evoluem assim a gula ganhou novas versões.

Na praça de alimentação de um shopping na capital estão três amigas que se conheceram justamente ali. Primeiro dividindo a mesa na hora do almoço. Depois guardando lugar umas para as outras. Depois desabafando sobre dificuldades no trabalho. No final de oito meses elas já sabiam que não tinham muito em comum entre si, mas era divertido acompanhar o dia a dia das amigas.

Suelem tem orgulho de cursar publicidade na melhor faculdade do país. Trabalha na agência de um tio bem sucedido e planeja altos voos na carreira. Vai ao salão duas vezes na semana. Mantém o cabelo liso e loiro. Malha três vezes por semana e corre nos finais de semana. Sempre está nas inaugurações das boates mais badaladas e por isso conhece e é conhecida de muita gente. Trata a si mesma como uma marca: aparência é fundamental.

Magali trabalha em uma agência de viagens. Pra ela o amor é como um escondidinho de camarão, às vezes está tão bem escondido que fica difícil de achar. Mas seus olhos castanhos, cabelos curtos e avermelhados e corpo mignon deixaram de procurar escondinhos de camarão, da mesma forma não procura o amor. O prazer não está apenas no amor ou na comida... Gosta de lutas e de tirar fotos.

Alexia voltou esse ano do Canadá. Queria mesmo ter ido pra Finlândia. Adora tecnologia, redes sociais e jogos do tipo ‘secondlife’. Não que estivesse insatisfeita com sua primeira vida, longe disso. A dança desde sempre cuidou de seu corpo, o chocolate cuida do seu humor. Assim como Suelem, aderiu à rotina do liso e loiro. Como trabalha em um tribunal sempre tem contato com pessoas importantes. Uma só vida agitada, contudo não lhe é suficiente.

Nunca tinham pensado no assunto até o dia em que fizeram um teste da revista que encontraram esquecida em cima da mesa. Resolveram testar: “qual é seu pecado capital?”. Tão diferente que eram entre si, jamais poderiam imaginar que as três fossem a gula. Justo a gula?

Bem se a revista estava certa ou não Magali admitia pra si que era compulsiva por compras. Já pensou em pedir numa loja para suas compras com o valor dividido em várias vezes, só para ter o prazer de digitar sua senha e ler “aprovado, retire seu cartão”. Sim, era prazer que aquela maquininha podia lhe dar...

Quero uma blusa branca. Que lenço lindo! Resolvi levar aquele par de sapatos. Acho que vou levar os dois. Adoro liquidação. Você divide? Tomara que tenham do meu tamanho. Comprar descarregava mais tensão que os socos que dava no saco de areia. Daí ser um pecado comprar mais do que precisa.... Com certeza é um exagero! Afinal ter o que deseja é a maior necessidade de nossos tempos...

Começou reagindo com um susto depois com risos, Suelem, por ser a mais autêntica das três, logo de cara assumiu que é compulsiva por carros. Não sai com nenhum cara que tenha carro com mais de dois anos.Numa balada não perde tempo com conversassobre política, sociedade, música ou qualquer coisa do gênero. Sua marca é muito valiosa! E cabe a ela manter-se em ascensão. A pedido das amigas relatou seus últimos encontros nos dois meses: Bravo,Vectra GT, C5, Peugeot 307, New Beatle, Focus, New Fiesta e Hillux...

Suelem e Magali esperaram que Alexia falasse algo, em que era gulosa afinal? Disse apenas que não conseguiria lembrar-se de nada. Que sua vida era muito equilibrada afinal. Num tom de brincadeira disse que absolvia suas amigas de seus pecados, afinal apenas estão vivendo seus dias... No final daquele dia, como em muitos outros, ficou um pouquinho no coquetel do trabalho, fez suas compras e não via a hora de passar a noite jogando. Ela nem se deu conta que sua gula era pela Alexia virtual e que aos poucos seu mundinho criado exigia mais dela, mais horas... Aos poucos deixou a dança, os contatos, os coquiteis... Se passar noites em frente ao computador jogando por sua vida virtual era gula de sua parte, não tinha consciência. Assim como não tinha consciência mais que era necessário e do que era além do necessário.

E assim temos novos pontos de vista do velho pecado que nunca se sacia:
* Gula = está conectada
* Gula = é transação efetivada
* Gula = é a nova carruagem das Cinderelas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário